União Européia decide que jogos digitais usados podem ser vendidos.

 

A indústria dos games, mais especificamente nos consoles, sempre tenta evitar um mercado ótimo para os jogadores, mas péssimo para os distribuidores: jogos usados.

DLCs gratuitos para jogos novos, passes onlines e outras ferramentas sempre fracassaram em desencorajar de verdade a venda de um jogo usado.

Enquanto isso, no mundo digital, o Steam começava um reinado (junto com outros portais como GamersgateOrigin e GoG): jogos digitais que, sem a necessidade de uma mídia física, tinham acesso e promoções com preços ridículos de baratos. E com umplus: o jogo sempre estaria atrelado à conta do usuário. Os jogadores não reclamavam pela facilidade e forma barata de compra, e os serviços não torravam o saco.

Mas agora, uma decisão da Corte de Justiça da União Européia acabou com a festa, afirmando que o consumidor pode revender qualquer propriedade que possua, mesmo que seja um jogo distribuído de forma inteiramente digital (confira o documento original aqui).

Reproduziríamos as leis traduzidas aqui, mas para não cometermos caneladas (já que o uso dos termos é muito difícil de traduzir), vamos explicar de forma resumida.

Basicamente, tudo o que você compra de forma digital na União Européia é seu e ponto. Toda transação do tipo transfere todos os direitos sobre aquele produto para o consumidor. Assim sendo, o direito de comercializar este produto digital cabe a você. Se vendido para outra pessoa, tal direito passa adiante, e você perde todo e qualquer direito ao produto, estando proibido de ter o programa instalado em seu computador.

Isso certamente obrigará serviços que usam DRM (Steam, Gamersgate e Origin) a repensar toda sua forma de comércio, para permitir tal tipo de revenda. Serviços mais livres, como o GoG, terão mais facilidade para implementar esta mecânica.

Agora, fica a pergunta: como se calcula o valor de um jogo usado?

Via Rock Paper Shotgun

 

 

 

Anúncios

About Engenharia RMC

Canal da Região Metropolitana de Campinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: