Cenapad completa 18 anos de atividades ininterruptas

 

O Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad) de São Paulo, sediado na Unicamp, completa 18 anos de atividades ininterruptas neste dia 27, período em que sempre procurou manter equipamentos de fronteira para atender à comunidade usuária. O Cenapad-SP é um dos oito centros do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad) implantado pelo MCTI, através da Finep, com a missão de apoiar as atividades de P&D nas áreas de ciência e tecnologia do país disponibilizando um ambiente de alto desempenho e afins, atuando como um centro de excelência em novas tendências computacionais e contribuindo para a formação da comunidade científica e empresarial.

“Chegamos aos 18 anos satisfeitos por atendermos aos usuários sempre com eficiência, disponibilizando equipamentos de ponta periodicamente, culminando com o sistema IBM Power-7 adquirido em 2010 e que aumentou em 25 vezes a nossa capacidade computacional”, afirma o físico Edison Zacarias da Silva, coordenador do Cenapad-SP. “Somados os outros dois ambientes (Intel/Xeon e Intel/Itanium2) a capacidade de processamento teórica totaliza cerca de 50 Teraflops. É o segundo equipamento mais poderoso que atende à comunidade científica brasileira – o primeiro está na Coppe, da UFRJ, com 80 TFlops”.

Segundo Zacarias, ao longo das últimas décadas, a simulação computacional tem se tornado um ingrediente cada vez mais importante em muitas pesquisas. “Para isso, é preciso um equipamento poderoso, que o pesquisador em geral não tem na mesa; então, conecta-se à nossa máquina. Mesmo fora da comunidade científica, em projetos de aeronaves e carros, por exemplo, a física computacional permite simular muitos processos, de forma que se chega à fase de produção, as correções necessárias são mínimas. A simulação economiza tempo e dinheiro.”

Nesses 18 anos, o Cenapad-SP contribuiu para a publicação de 917 trabalhos científicos em revistas internacionais e 44 em revistas nacionais; foram apresentados 350 trabalhos em congressos, simpósios e eventos internacionais, e 683 no Brasil; foram publicados 6 livros estrangeiros e 4 brasileiros; foram defendidas 220 teses (102 de doutorado e 118 de mestrado). “Os usuários por área de conhecimento são basicamente da física (82%) e da química (13%). Os químicos já chegaram a representar quase a metade dos usuários, mas ainda não temos no equipamento da IBM os softwares que eles utilizam habitualmente”, justifica Edson Zacarias.

Este equipamento, por outro lado, permitiu um salto no tempo de uso de CPU de 2 milhões de horas em 2010 para 6,5 milhões de horas em 2011. Em relação ao uso por instituições, a Unicamp aparece em primeiro lugar com 16%, seguida da USP (15%) e da Universidade Federal de Santa Maria (10%). O Cenapad está comemorando seus 18 anos com uma reformulação do seu portal, que ganha um layout moderno e maior agilidade de acesso às informações: http://www.cenapad.unicamp.br/

Fonte

Anúncios

About Engenharia RMC

Canal da Região Metropolitana de Campinas.

One response to “Cenapad completa 18 anos de atividades ininterruptas”

  1. Jéssica says :

    Muito bom o blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: