A Unicamp está entre as 50 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos

Segundo ranking divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Times Higher Education (THE), um dos mais importantes institutos de avaliação do ensino superior. Aos 45 anos, a Universidade ocupa a 44ª posição. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aparece em 99º lugar.

Com a inclusão da Unicamp e da Unesp, o Brasil passa a ser o único país da América Latina a aparecer no ranking das melhores universidades mais jovens do mundo. O país também está à frente de outros emergentes, como Índia e Rússia, que não aparecem no levantamento. Na publicação que divulga o ranking, o THE inclui um artigo destacando o papel da Unicamp.

“É um orgulho para a Unicamp figurar num dos rankings mais prestigiosos do mundo”, disse o reitor Fernando Costa. Segundo ele, a boa colocação alcançada pela Universidade certamente tem a ver com a sua produção científica e sua capacidade de inovação. “É sinal de que o modelo implantado desde a fundação, e que faz da pesquisa um elemento de qualificação do ensino em todos os níveis, está dando certo”, completou.

O reitor também destacou o esforço continuo para a contratação dos melhores professores e na formação de estudantes que possam atuar como protagonistas nas diversas áreas do conhecimento. Ressaltou, porém, que ainda há grandes desafios para o futuro. Um deles é ampliar o grau de internacionalização. “Precisamos atrair um número maior de estudantes e professores estrangeiros”.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Phil Batty, responsável pelo levantamento do THE, disse que a elaboração de um ranking específico para as universidades com menos de 50 anos permite conhecer as “futuras Harvards ou Oxfords”, numa referência às centenárias escolas dos EUA e do Reino Unido que costumam liderar os rankings de melhores lugares para estudar no mundo.

Na segunda-feira, outra instituição, a QS (Quacquarelli Symonds), também do Reino Unido, divulgou o seu ranking das 50 melhores universidade do mundo com menos de 50 anos. A Unicamp é a única brasileira, em 22º lugar. Os dois institutos adotam critérios diferentes. Enquanto no THE a pesquisa tem peso maior, no QS conta mais a reputação de uma universidade no meio acadêmico mundial.

Fonte UNICAMP

Anúncios

About Engenharia RMC

Canal da Região Metropolitana de Campinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: