Economizar energia é uma medida indispensável e sustentável. Confira algumas dicas simples para fazer essa economia no dia-a-dia.

A energia elétrica, disponível nas residências, normalmente provém de fontes não renováveis ou que estão em escassez. No Brasil, por exemplo, a principal fonte de abastecimento de energia é a água, matéria-prima que também é usada para o consumo dos seres vivos. Independente da fonte, a energia deve ser poupada, seja para a economia de dinheiro ou mesmo para a preservação do meio ambiente.

Muitos pesquisam sobre como economizar energia, mas na verdade, essa é uma tarefa simples, que pode ser feita no dia a dia.

Confira agora sete truques para economizar energia.

1 – Reduza termostatos. Reduzindo 1 grau de chuveiros, máquina de lavar, ar condicionado, aquecedor, você consegue reduzir até 5% do consumo.

2 – Desligue os aparelhos, quando os mesmos não estiverem em uso. Mas é pra desligar mesmo, da tomada, se possível. O stand by dos aparelhos eletrônicos, por exemplo, são responsáveis por 5% da conta de energia. Alguns aparelhos consomem mais que outros, sendo assim, essa porcentagem pode ser ainda maior.

3 – Máquina de lavar louça? Essa é uma das vilãs de consumo de energia. Se é preciso usar, então deixe acumular a capacidade máxima da mesma, poupando seu uso. O mesmo deve ser feito com as roupas. Deixe acumular o máximo que puder, usando a máquina de lavar com menor freqüência. Ela também gasta bastante energia.

4 – Prefira produtos econômicos, os chamados “produtos verdes”. São lâmpadas econômicas, duchas menores, papel reciclado, embalagens ecológicas, material biodegradável, combustíveis renováveis, entre outros. Todos eles podem ser encontrados em lojas de diferentes tipos, como em supermercados. Deixe acumular também as roupas limpas, passando tudo de uma vez só com o ferro, um grande consumista de energia.

5 – Aproveite ao máximo a iluminação natural. Durante o dia nada de lâmpadas acesas! Deixe as cortinas abertas.

6 – Em dias mais frios, a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Por isso faça a regulagem para economizar o uso da geladeira. E nada de abrir a geladeira para ficar pensando. Abra apenas para pegar o necessário e já feche.

7 – Na hora de comprar eletrodomésticos, prefira modelos que levam o Selo Procel. Ele indica os aparelhos com os melhores níveis de economia de energia.
Fonte

Anúncios

About Engenharia RMC

Canal da Região Metropolitana de Campinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: