IBM desenvolve chip que “reage” como cérebro e “sente” eventos

 

IBM desenvolveu um chip para computador inspirado no cérebro humano capaz de prever tsunamis e riscos dos mercados financeiros. Apelidado de “computação cognitiva”, o chip é programado para reconhecer padrões, fazer previsões e aprender com os erros.

 

Segundo informou a Big Blue, o chip possui uma abordagem e conceito de design completamente diferente dos chips de processadores tradicionais, podendo sintetizar eventos ocorridos no momento atual (T0) e tomar decisões em tempo real.

Enquanto que os processadores tradicionais utilizam do conceito de uma premissa/condição, para então reagir (fazer um processamento) e entregar um resultado, o chip cognitivo dispensa qualquer conjunto de programação definida, o chip chegar a decisões da mesma forma que o cérebro usa as sinapses, os neurônios e axônios.

De acordo com a IBM, os computadores cognitivos podem reagir ao paladar, tato, cheiros e sons, consumindo menos energia e volume do que a tecnologia de hoje.

Para se ter idéia da eficiência da nova tecnologia, o chip possui 3,8 milhões de transistores em um die de silício com área de apenas 4,2 milímetros quadrados. Segundo a Big Blue, mesmo uma CPU dos padrões atuais com 2 bilhões de transistores não poderia executar tarefas semelhantes. Para tanto, os atuais chips deveriam ser 10 vezes maiores.

A primeira versão do chip possui um total de 256 “neurônios digitais”, uma matriz de 256 por 256 (ou um total de 65.536) sinapses, e 256 axônios. Há ainda uma segunda versão contando 262.144 sinapses.

Patrocinado pelo Departamento de Defesa dos EUA (DoD), a IBM recebeu 21 milhões de dólares em financiamento para a tecnologia. A idéia é agora é sair da fase conceitual e encontrar meios para produzir o chip “cognitivo” em escala de produção.

 

 

 

Anúncios

About Engenharia RMC

Canal da Região Metropolitana de Campinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: