Google lamenta o ‘ataque das patentes’

Pobre robozinho verde. O sucesso do Android, presente em mais de 550 mil dispositivos ativados diariamente no mundo todo, atraiu uma “campanha hostil organizada pela MicrosoftOracleApple e outras companhias”, segundo o Google. As armas? Patentes!

Em post no blog oficial da empresa, David Drummond, vice-presidente sênior e executivo-chefe de assuntos jurídicos, acusa as companhias de se organizarem para adquirir patentes, como as da Novell e da Nortel, para garantir que o Google não consiga utilizá-las em sua plataforma móvel sem pagar uma taxa. Com isso, elas pretendem cobrar US$15 por cada dispositivo vendido, “tentando fazer com que licenciar o Android seja mais caro para os fabricantes de smartphones do que o Windows Phone 7”.

 

 

Recentemente, a Apple venceu, em decisão preliminar, uma ação por quebra de patentes contra a HTC, parceira-chave do Google. Esse fato pode prejudicar todo o desenvolvimento do Android, já que algumas das 20 patentes infringidas estão relacionadas a elementos de software.

A gigante de Cupertino também aliou-se à Microsoft, RIMSonyEMC e Ericsson para formar um grupo que adquiriu um conjunto de seis mil patentes da Nortel por US$4,5 bilhões. A outra grande interessada na negociação era justamente o Google, que saiu perdendo. No dia 31 de outubro, a companhia ainda vai enfrentar um julgamento contra a Oracle, que acusa a empresa de usar patentes do Java.

Para o Google, essas empresas estão agindo agressivamente através da justiça, ao invés de desenvolver novas funcionalidades ou dispositivos, em uma “estratégia anti-competitiva”.  Como ressalta Drummond, “as patentes foram feitas para encorajar a inovação, mas ultimamente têm sido usadas como armas contra ela”.

Tudo isso, conforme a empresa, tem como objetivo tornar os smartphones Android mais caros para os consumidores e, consequentemente, dificultar as vendas e desencorajar os fabricantes. O Google garante que está tomando as providências legais para fazer com que o licenciamento das patentes da Nortel seja feito em termos justos e para incrementar seu próprio portfólio de patentes registradas.

Anúncios

About Engenharia RMC

Canal da Região Metropolitana de Campinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: